top of page

Flores em Vida - Um projeto que aquece almas, corpos e corações

Em meio à situação caótica em que se encontra hoje o cenário brasileiro, um raio de esperança surge nas noites frias de Porto Alegre, Rio Grande do Sul; o projeto Flores em Vida, no qual integrantes da Primeira Igreja Batista de Alvorada saem religiosamente durante a semana para entregar comida, mantimentos e agasalhos no inverno, para moradores de rua, aquecendo não só corpo, mas também almas e corações.

Pastor Mauro (4º da esquerda para a direita) com integrantes do projeto Flores em Vida, no centro de Porto Alegre, em frente ao mercado Público

Iniciado há cinco anos, o projeto tem como objetivo ajudar da melhor forma possível os moradores de rua da capital gaúcha, seja com agasalhos ou alimentos quentes em embalagens de alumínio, as famosas marmitex, atendendo em torno de 250 moradores de rua por semana, tanto nas ruas da Capital quanto nas da cidade de Alvorada.

Segundo o Pastor Mauro, o idealizador do projeto, a intenção é viver os ensinamentos de Cristo não somente em palavras, mas concretizados em atos, pois durante todo seu tempo de sacerdócio, já viu muitas pessoas repetirem as palavras consideradas sagradas que contém a Bíblia, mas na hora de realmente agirem sem esperar nada em troca, como é ensinado nas igrejas, nada o fazem. Para ele, “os ensinamentos de Cristo vão muito além das paredes das igrejas, muito além inclusive das páginas da Bíblia, elas deveriam ser transformadas em atos de bondade, pois não adianta ir à Igreja todo o domingo, mas virar a cara ao próximo quando surge a oportunidade de ajudá-lo”. O nome do projeto, Flores em Vida, também possuí um significado profundo para ele, que se reflete na sua visão de mundo, tanto enquanto Pastor, como ser humano, de que ‘quando alguém morre, todos choram, entregam flores no caixão, mas após morrermos, de nada adianta estes atos se nunca sequer tivemos uma atitude para realmente ajudar ao próximo. Na morte não sentimos mais nada, alegria, tristeza, frio, calor, apenas o abraço de Deus, mas nesse ponto, não há mais nada que possamos fazer por eles. O nome Flores em Vida significa para nós que todas as vidas são preciosas, e por este motivo é que precisamos cuidar delas enquanto ainda há tempo’.

Quando questionado sobre as dificuldades para se iniciar o projeto, em relação à como conseguem as verbas utilizadas, se através de doações dos paroquianos ou de órgãos do governo, Pastor Mauro fala que todo o dinheiro que conseguem juntar para comprar os materiais para doação tanto na forma de alimentos quanto de agasalhos, vem dos próprios membros da congregação, que doam o que podem e sempre que possível, mas nunca tiveram ajuda financeira do governo ou de organizações não governamentais, o que dificulta um pouco na realização destas ações.

O Flores em Vida conta também com o apoio e parceria de algumas instituições para tratamento de usuários de entorpecentes, para os que possuem vontade de se verem livres das drogas, onde é oferecido tanto palestras quanto tratamentos, a dificuldade é conseguirem levar os usuários até estes locais, já que as instituições não possuem condições para busca-los.

Na própria igreja na qual Pastor Mauro ministra seus cultos á população, é realizado de tempos em tempos um trabalho de apoio a usuários de drogas, onde se realizam conversas, explicações e indicações de instituições que oferecem serviços de desintoxicação, além de atividades para crianças, onde se realizam as mais diversas atividades recreativas e educacionais para os pequenos, também de comunidades carentes do bairro e arredores.

Endereço e contato da Primeira Igreja batista de Alvorada: Rua Tiburcio de Azevedo, 415 e-mail: igrejinha@gmail.com cel/whats: 51-986220120 Falar com Pastor Mauro.

bottom of page