top of page

Mulheres conquistam seu espaço no mercado de trabalho

Vivemos numa transição onde mulheres tem tido mais valorização e empoderamento. É uma vitória em relação às épocas conversadoras, mesmo assim ainda enfrentam muitos obstáculos, principalmente com machismo e assédio. Hoje as mulheres ocupam um espaço no mercado de trabalho que eram especificamente apenas para homens, principalmente em técnicos, faculdade, congressos, cargos de chefia, e atualmente nesses ambientes é a mulher que está ocupando.

A conquista dos direitos das mulheres começou na luta feminina pela igualdade de direitos, no final da tarde do dia 25 de março de 1911, quando 150 mulheres, em sua maioria imigrante, judias e italianas, morreram em um incêndio na Triangle Shirtwaist Company, em Nova Iorque. Embora algumas versões apontem que os patrões fecharam as portas da fábrica propositalmente, sabe-se que elas eram mantidas trancadas como costume, para evitar a saída das trabalhadoras no horário do expediente. O acidente, que acabou por revelar as condições degradantes das quais as mulheres eram submetidas, deu força e visibilidade a luta feminista que, mais tarde, conquistaria direitos fundamentais para as mulheres.

Apesar da conquista ao mercado de trabalho, mulheres enfrentam muitas dificuldades em diversas áreas e cargos, além do desafio de lidar com o que parece ser necessidade de provar seu potencial diariamente, sem dizer os preconceitos presentes em todas as esferas sociais, que muitas vezes expõe as mulheres a situações de assédio e violência. O pior deles é o assédio, muitos homens tentam se aproveitar de algumas situações.

A estagiária Cinta Moura de 18 anos, passou por essa situação. “Meu colega se aproximou mais perto de mim e pegou minha mão junto com o mouse pra me explicar uma tarefa no computador me sentiu muito mal pela atitude dele, desde aquele dia parei de conversar com ele, pois me senti desconfortável”. - desabafa.

A presença de mulheres em cursos técnicos e superiores cresceram muito, principalmente na segurança e saúde do trabalho. Antigamente era bastante procurado pelo público masculino e hoje é concorrido por elas. As mulheres no ramo da segurança do trabalho costumam ser detalhistas nas ações preventivas, e são atentas ás novidades da legislação e de área de atuação, gerenciam conflitos eficientemente, organizados na prevenção dos arquivos, materiais e equipamentos.

Hoje em dia, as profissionais na área da Segurança do Trabalho estão quebrando paradigmas, exercendo seus cargos segmentos, que até certos tempos atrás, percebia-se certa resistência ao público feminino, como a mineração, a construção civil, entre outros.

Dirce Santos trabalha como técnica de segurança do trabalho é satisfeita em sua profissão. “Amo muito que faço, minha profissão é incrível, foi difícil no inicio, mas hoje tiro tudo de letra, aconteceu um episodio marcante quando estava trabalhando com uma equipe de construção civil, tinha um rapaz que nunca queria fazer nada e sempre muito agressivo com suas respostas. Um dia falei pra ele num canto se precisar conversar estou a disposição e um dia depois veio ate a mim para dizer que está passando por muitas dificuldades que tem dias que seus filhos não tem o que comer e que está ali pra poder chegar em casa e ter algo pra oferecer e daí falei todos temos problemas não adianta você ser agressivo, precisa mudar

suas atitudes por eles, desde da nossa conversa tornamos muitos amigos e começou a trabalhar com vontade e animação”.


bottom of page